quarta-feira, 31 de março de 2010

Aniversariantes do mês



Aos aniversariantes deste mês desejo muita alegria no coração, muita saúde, paz, e muitas bençãos de Deus.Um grande abraço.

Quarta-feira Santa


Na Quarta-Feira Santa recordamos a triste história daquele que foi Apóstolo de Cristo: Judas. Assim conta São Mateus no seu evangelho: Um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse-lhes: "Quanto me dareis, se eu vo-lo entregar?" Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata. E, a partir de então, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

Por que a Igreja recorda este acontecimento? Para que nos convençamos de que todos podemos comportar-nos como Judas. Para que peçamos ao Senhor que, da nossa parte, não haja traições, nem distanciamentos, nem abandonos. Não somente pelas consequências negativas que isso poderia trazer às nossas vidas pessoais, o que já seria muito; mas porque poderíamos arrastar outros, que necessitam da ajuda do nosso bom exemplo, do nosso ânimo, da nossa amizade.

Em alguns lugares da América, as imagens de Cristo crucificado mostram uma chaga profunda na face esquerda do Senhor. E contam que essa chaga representa o beijo de Judas. Tão grande é a dor que os nossos pecados causam a Jesus! Digamos-lhe que desejamos ser-lhe fiéis: que não queremos vendê-lo – como Judas – por trinta moedas, por uma ninharia, pois isso são todos os pecados: a soberba, a inveja, a impureza, o ódio, o ressentimento... Quando uma tentação ameaça atirar-nos para o chão, pensemos que não vale a pena trocar a felicidade dos filhos de Deus, que é o que somos, por um prazer que logo acaba e deixa o gosto amargo da derrota e da infidelidade.

Temos de sentir o peso da Igreja e de toda a humanidade. Não é admirável saber que qualquer um de nós pode ter influência no mundo inteiro? No lugar onde estamos, realizando bem o nosso trabalho, cuidando da família, servindo os amigos, podemos ajudar a felicidade de tantas pessoas.

Vamos pedir ao Senhor que não o atraiçoemos mais; que saibamos afastar, com a sua graça, as tentações que o demônio nos apresenta, enganando-nos. Temos de dizer que não, decididamente, a tudo o que nos afaste de Deus. Assim não se repetirá na nossa vida a desgraçada história de Judas.

Grandes foram os pecados de Judas e de Pedro. Os dois atraiçoaram o Mestre: um entregando-o nas mãos dos perseguidores, outro negando-o por três vezes. E, no entanto, que diferente reação teve cada um! Para os dois o Senhor guardava torrentes de misericórdia.

Pedro arrependeu-se, chorou o seu pecado, pediu perdão, e foi confirmado por Cristo na fé e no amor; com o tempo, chegaria a dar a sua vida por Nosso Senhor. Judas, pelo contrário, não confiou na misericórdia de Cristo. Até o último momento teve abertas as portas do perdão de Deus, mas não quis entrar por elas através da penitência.

Peçamos a Santa Maria, Esperança dos cristãos, que não permita o desânimo perante os nossos equívocos e pecados, talvez repetidos. Que nos alcance do seu Filho a graça da conversão, o desejo eficaz de recorrer – humildes e contritos – à Confissão, sacramento da misericórdia divina, começando e recomeçando sempre que seja preciso.

terça-feira, 30 de março de 2010

Um testemunho pessoal


Em 2008 conheci numa quinta-feira de adoração uma comunidade católica chamada Comunidade Jesus Menino. É uma comunidade que segundo eles,é uma "Comunidade Católica de Vida consagrada que busca o ideal de consagrar a vida a Deus vivendo à luz da Família de Nazaré, através dos compromissos de pobreza, obediência e castidade, acolhendo Jesus Menino presente na pessoa dos especiais."

Conheci pessoas que amam verdadeiramente Jesus, na sua inocência de não perceberem que nos trazem Jesus. Em muitos momentos vejo Deus neles, e agora falo eles, num sentido mais amplo.... em pessoas com deficiência. Você já se imaginou alguma vez sem poder andar,se trocar,ir ao banheiro, se alimentar sozinho? Ou viver sem poder ver ou ouvir?

Neste dia, que por coincidência, ou melhor, providência de Deus, era meu aniversário e eu disse que iria naquele dia agradecer a Deus pela minha vida e num momento de muito egoísmo da minha parte, eu cheguei lá e comecei a Glorificar a Deus pela minha vida, pelo meu aniversário,pelas coisas que tinham me acontecido até ali.

No entanto Deus nos surpreende sempre.... e ele me "pregou uma peça", claro, no bom sentido!
Aqueles meninos que ali estavam, no momento de adoração, diziam coisas do tipo: " Deus não me deu olhos para ver , mas meu coração me faz enxergar a Deus, meu deu a voz para dizer que Ele é o Senhor".

Quantas vezes nós nos questionamos a respeito de coisas tão pequenas na vida... uma coisa que queremos e que não conquistamos;nós podemos ver, andar, correr, viver com autonomia e tudo isso nos parece tão simples....e não é!

Esquecemos de nos agradecer todos os dias pela beleza da perfeição de Deus e além disso não nos comportamos conforme a Sua vontade.

Naquele dia percebi o quão deficiente eu era no meu amor a Deus, por quantas vezes deixei de ir a um momento de Adoração ao Santíssimo, deixei de ir a missa...por isso ou por aquilo, coisa que não os impedem de fazer,muitos não andam, não veêm e estão lá!

Resolvi escrever para que a gente possa pensar de coração na Catequese na diversidade que queremos iniciar na Nossa Paróquia. Desde este dia me senti chamada, pois não é possível que eu estava ali a toa, ainda mais pelo que eu passei para chegar lá naquele dia .

A catequese na diversidade, mais que catequisar os especiais é nos catequisar. Eles com certeza têm muito a nos ensinar,pois ao olharmos para eles é impossível não ver a Deus.

Gostaria de que se você se sentir interessado, visite o site da Comunidade e sinta o que eu senti naquele dia , e veja, como somos mal agradecidos muitas vezes e que eles realmente são especiais para Deus e devem ser para nós também.

Um grande beijo a todos da Comunidade e ao Seu Tonio um forte abraço de agradecimento pela atenção e carinho, sempre respondendo aos meus e-mails e se dispondo a ajudar na Evangelização destes pequenos. Que Deus abençoe a Missão de vocês, com sua esposa e seus voluntários e funcionários.

Coloquei um link direto para o site da comunidade,na coluna ao lado

Comunidade Católica Jesus Menino.

Deus abençoe a todos que aqui visitam.

Terça-feira Santa


O Evangelho da Missa termina com o anúncio de que os Apóstolos deixariam Cristo só durante a Paixão. A Simão Pedro que, cheio de presunção, afirmava: eu darei a minha vida por ti, o Senhor respondeu: tu darás a tua vida por mim? Eu te asseguro que não cantará o galo, antes de me teres negado três vezes.

Em poucos dias cumpriu-se a predição. Todavia, poucas horas antes, o Mestre tinha-lhes dado uma lição clara, preparando-os para os momentos de escuridão que se avizinhavam.

Ocorreu no dia seguinte ao da entrada triunfal em Jerusalém. Jesus e os Apóstolos tinham saído muito cedo de Betânia e, com a pressa, talvez não tivessem comido nada. O caso é que, como relata São Marcos, o Senhor sentiu fome. Vendo ao longe uma figueira com folhas, foi ver se nela encontraria alguma coisa; mas, ao chegar junto dela, não encontrou senão folhas, pois não era tempo de figos. Disse então: «Nunca mais ninguém coma fruto de ti.» E os discípulos ouviram isto.

Ao entardecer regressaram à aldeia. Devia ser já tarde avançada e não repararam na figueira amaldiçoada. Mas no dia seguinte, terça-feira, ao voltar de novo a Jerusalém, todos contemplaram aquela árvore, antes frondosa, que mostrava os ramos nus e secos. Pedro fê-lo notar a Jesus: «Olha, Mestre, a figueira que amaldiçoaste secou!» Jesus disse-lhes: «Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: 'Sai daí e lança-te ao mar', e não vacilar em seu coração, mas acreditar que o que diz vai se realizar, assim acontecerá.

Durante a sua vida pública, para realizar milagres, Jesus pedia uma só coisa: fé. Aos cegos que lhe suplicavam a cura, tinha-lhes perguntado: credes que posso fazer isso? – Sim, Senhor, responderam-lhe. Então tocou-lhes os olhos dizendo: que se faça em vós conforme a vossa fé. E abriram-se-lhes os olhos. E contam os Evangelhos que, em muitos lugares, não realizou prodígios, porque às pessoas lhes faltava fé.

Também nós temos de nos interrogar: como é a nossa fé? Confiamos plenamente na palavra de Deus? Pedimos na oração o que necessitamos, seguros de consegui-lo se é para nosso bem? Insistimos nas súplicas, o que seja preciso, sem desfalecer?

Maria, com a sua fé, tornou possível a obra da Redenção. João Paulo II afirma que no centro deste mistério, no mais vivo desta admiração de fé está Maria, Santa Mãe do Redentor (Redemptoris Mater, 51). Ela acompanha constantemente todos os homens pelos caminhos que conduzem à vida eterna. A Igreja, escreve o Papa, contempla Maria profundamente inserida na história da humanidade, na eterna vocação do homem segundo o desígnio providencial que Deus predispôs eternamente para ele; vê-a maternalmente presente e participante nos múltiplos e complexos problemas que acompanham hoje a vida dos indivíduos, das famílias e das nações; vê-a socorrendo o povo cristão na luta incessante entre o bem e o mal, para que "não caia" ou, se caiu, para que "se erga".

Maria, Mãe nossa: alcança-nos com a tua intercessão poderosa uma fé sincera, uma esperança segura, um amor ardente.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Missa de Ramos com as crianças-27/03/2010







Gente estou um pouco chateada pois a minha câmera deu defeito..... As fotos não ficaram boas, mas eu vou colocá-las aqui em respeito às pessoas que estão a espera delas. peço que , se caso algum catequista tiver fotos boas, que me enviem para eu poder substituir estas que estão ruins .Obrigada pela compreensão.O teatro estava lindo. Agradecemos as crianças que perticiparam e as catequistas Iraci, Cida Freitas e a Rosilene pelo emprenho e dedicação. Que Deus as abençoe sempre, e dê a cada dia mais inspiração para trabalhar com as crianças para Jesus.Muito Obrigada!!!!

Segunda-feira Santa


No domingo recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.A multidão dos discípulos e outras pessoas aclamaram-no como Messias e Rei de Israel. No fim do dia, cansado, voltou a Betânia, aldeia situada muito próximo da capital, onde costumava alojar-se nas suas visitas a Jerusalém.
Ali, uma família amiga tinha sempre disponível um lugar para Ele e para os seus. Lázaro, a quem Jesus ressuscitou dos mortos, é o chefe da família; vivem com ele Marta e Maria, suas irmãs, que esperam cheias de entusiasmo a chegada do Mestre, contentes por poder oferecer-lhe os seus serviços.
Nos últimos dias da sua vida na terra, Jesus passa longas horas em Jerusalém, dedicado a uma pregação intensíssima. À noite, recupera as forças em casa dos seus amigos.Bethânia é um ambiente vital, onde a amizade e o amor fluem na espontaneidade da flor que desabrocha. E lá tem lugar um episódio recolhido pelo Evangelho da Missa de hoje.
Seis dias antes da Páscoa – relata São João –, foi Jesus a Betânia. Ali lhe ofereceram uma ceia; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa. Maria tomou então uma libra de perfume de nardo autêntico, muito caro, ungiu os pés de Jesus com ele e enxugou-os com os seus cabelos, e a casa encheu-se com a fragrância do perfume.
Imediatamente salta à vista a generosidade desta mulher. Deseja manifestar o seu agradecimento ao Mestre, por ter devolvido a vida ao seu irmão e por tantos outros bens recebidos, e não repara em gastos. Judas, presente na cena, calcula exatamente o preço do perfume.
Mas, em vez de louvar a delicadeza de Maria, entregou-se à crítica: por que não se vendeu este perfume por trezentos denários para dá-los aos pobres? Na realidade, como faz notar São João, não lhe importavam os pobres; interessava-lhe ter acesso ao dinheiro da bolsa e furtar o seu conteúdo.

O início de Ministério de Jesus é marcado por uma festa de casamento, em Caná da Galiléia, na qual a alegria é partilhada na mesa, com comidas e bebidas. Agora,o fim deste mistério é marcado por duas ceias: Esta em Bethânia e outra, a Ceia Pascal, em Jerusalém. A ceia é sempre ocasião de confraternização e alegria.
A comunidade celebra a vida que Jesus lhe comunica. Completam-se o serviço de Marta e o amor de Maria. E contraponto está Judas, que se isola diante deste ambiente de comunicação e vida.
Quantas pessoas se comportam como Judas! Vêem o bem que fazem outros, mas não querem reconhecê-lo: empenham-se em descobrir intenções torcidas, tendem a criticar, a murmurar, a fazer juízos temerários.

A Virgem Maria entregou-se completamente ao Senhor e esteve sempre preocupada com os homens. Hoje pedimos-lhe que interceda por nós, para que, nas nossas vidas, o amor a Deus e o amor ao próximo se unam numa só coisa, como as duas faces de uma mesma moeda.

domingo, 28 de março de 2010

Inicia-se a Semana Santa - Domingo de Ramos


Começa a Semana Santa e recordamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
Jesus Cristo, que é Deus, contenta-se com um burrico por trono. Nós, que não somos nada, mostramo-nos muitas vezes vaidosos e soberbos: procuramos sobressair, chamar a atenção; tratamos de que os outros nos admirem e louvem. Jesus entra em Jerusalém sobre um burrico. Temos de tirar conseqüências desta cena. Cada cristão pode e deve converter-se em trono de Cristo. Há centenas de animais mais belos, mais hábeis e mais cruéis. Mas Cristo escolheu esse para se apresentar como rei diante do povo que o aclamava. Porque Jesus não sabe o que fazer com a astúcia calculista, com a crueldade dos corações frios, com a formosura vistosa, mas oca. Nosso Senhor ama a alegria de um coração jovem, o passo simples, a voz sem falsete, os olhos limpos, o ouvido atento à sua palavra de carinho. É assim que reina na alma.
Deixemo-lo tomar posse dos nossos pensamentos, palavras e ações! Afastemos sobretudo o amor-próprio, que é o maior obstáculo ao reinado de Cristo! Sejamos humildes, sem nos apropriarmos de méritos que não são nossos. Imaginais o ridículo em que cairia o burrico, se se tivesse apropriado das aclamações e aplausos que as pessoas dirigiam ao Mestre?
O entusiasmo das pessoas não costuma ser duradouro. Poucos dias depois, os que o tinham aclamado pedirão aos gritos a sua morte. E nós deixar-nos-emos levar por um entusiasmo passageiro? Se nestes dias notamos o movimento divino da graça de Deus, que passa por nós, podemos dar-lhe lugar nas nossas almas. Estendamos no chão, mais que as palmas ou os ramos de oliveira, os nossos corações. Sejamos humildes. Sejamos mortificados. Sejamos compreensivos com os outros. Esta é a homenagem que Jesus espera de nós.
A Semana Santa oferece-nos a oportunidade de reviver os momentos fundamentais da nossa Redenção. Mas não esqueçamos que para acompanhar Cristo na sua glória, no fim da Semana Santa, é necessário que penetremos antes no seu holocausto, e que nos sintamos uma só coisa com Ele, morto sobre o Calvário. Para isso, nada melhor que caminhar pela mão de Maria. Que Ela nos obtenha a graça de que estes dias deixem uma marca profunda nas nossas almas. Que sejam, para cada uma e cada um, ocasião de aprofundar no Amor de Deus, para assim mostrá-lo aos outros.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Eventos da Catequese 2009







Ano passado fizemos uma ação entre amigos em prol da Festa de Nossa Senhora do Rosário.Esta ação compreendia o sorteio de uma bicicleta e a venda de sorvetes ( junto com a Pastoral da Liturgia). Para isso nos reunimos em um Passeio Ciclístico.. Aqui tem a foto da avó da ganhadora da bicicleta , que na hora da entrega não se encontrava em casa e algumas fotos do passeio. Em 2010 com certeza terá mais um Passeio destes e também outros eventos com a nossa criançada. Até lá...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Programação da Semana Santa na Paróquia



Pra quem não pegou a Programação lá na Igreja, aí vai ....
Vamos participar, é uma semana muito importante pra nossa Igreja.

Aunciação do anjo a Maria 25/03


De 25 de Março a 25 de Dezembro, são precisamente nove meses antes do Natal. Nove meses é o tempo de gestação de um filho na barriga da mãe.
Assim, 25 de Março é o dia da Anunciação do Anjo S. Gabriel a Maria de Nazaré para lhe fazer a proposta de poder ter um filho de uma forma excepcional e extraordinária: sem o auxílio de um homem. Esse filho seria filho de Deus e seria o Salvador do Mundo.
Maria não entende muito bem esta proposta, faz uma pergunta: “com será isso, se eu não conheço homem?”. Aqui a palavra “conheço”, significa: “não conheço no aspecto sexual, não tenho envolvimento sexual com nenhum homem, como posso ser mãe…
Maria era noiva de S. José. Conhecia o homem José, mas na Bíblia “conhecer”, muitas vezes, significa: “conhecer sexualmente”.
O Anjo Gabriel diz-lhe que isso é obra de Deus, será Ele o Pai da criança e Maria aceita, dá o seu “Sim”. A partir do seu sim, o filho começa a ser gerado no seu seio.
O Filho de Deus, eterno, invisível, omnipotente, torna-se filho de homem, temporal, visível, mortal, finito, frágil, assumindo a natureza humana.
O Filho de Deus tornou-se igual a nós em tudo, menos no pecado.
Podemos dizer que o dia 25 de Março é como que o começo da nossa total libertação e salvação que Jesus veio realizar pelo mistério da Encarnação.
Jesus é o modelo de vida. Não são os cantores, os artistas, os desportistas, os políticos, se calhar nem sequer os religiosos e os consagrados (padres também) que devem ser nossos modelos.
Jesus Cristo é o EXEMPLO, o MODELO.
Jesus Cristo é TUDO…

Meu irmão de Março, procura descobrir a beleza do rosto e da mensagem de Jesus Cristo e a tua vida será iluminada e encontrará verdadeiro sentido...

P. Albano Nogueira

terça-feira, 23 de março de 2010

Nossa Senhora do Rosário


POR QUE REZAR O TERÇO?


Todas as práticas e devoções católicas devem ter um fundamento. As coisas feitas sem fundamento são supersticiosas e irracionais. Cada cristão católico deve conhecer os fundamentos de sua Fé e as bases bíblicas da Tradição que fundamentam sua Fé e sua prática devocional. Não é necessário ser intelectual para fazer isso. Qualquer católico pode fazê-lo, usando a razão iluminada pelo Espírito Santo. Ofereço aqui aos leitores um testemunho simplesmente encantador. Madaleine Dellbrel designava este tipo de pessoas, em um de seus lindos livros com o sugestivo título de: “Nós Gente do Povo.”

Pois bem: “Uma gente do Povo” respondeu o seguinte para um evangélico as razões porque rezava o terço.

“Havia uma senhora muito simples que vendia verduras. Certo dia, ela bateu na porta da casa de um protestante. Ao sair ela deixou cair o seu terço de estimação no jardim. Passados alguns dias ela voltou para vender novamente suas verduras. Ela não havia percebido a perda do seu terço. Quando o senhor veio atendê-la, logo foi dizendo. A senhora voltou aqui, porque perdeu o seu Deus? Ela humildemente respondeu: - Eu, perder meu Deus? Nunca! - Ele então pegou o terço que havia achado em seu jardim e disse: - Não é este seu Deus? Ela disse: - Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço. Muito obrigada. Ele disse: - Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia? Ela disse: - Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus e guardo-a no coração. Ele disse: Meditar a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?

Respondeu a senhora pegando o terço:

“- Posso sim! quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado na Cruz para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas, as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai-nosso. O terço tem cinco mistérios que fazem lembrar as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério têm dez ave-marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tabuas de Moisés. O rosário de Nossa Senhora tem vinte mistérios que são: cinco Gozosos, cinco Luminosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manha, quando eu me levanto para iniciar minha luta rezo os Gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria de Nazaré. No meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios Luminosos que celebram o caminho evangelizador de Jesus. De tardezinha rezo os mistérios Dolorosos que me fazem lembrar a dura caminhada do Senhor carregando a cruz até o Calvário. Quando chega o fim do dia, celebro a vitória de Cristo rezando os mistérios Gloriosos da ressurreição do Senhor. E agora me diga, onde está a idolatria?” Depois que ouviu tudo isso, disse: “Eu não sabia disso. Ensina-me a rezar o terço”.

Viram? O Papa João Paulo ll escreveu a carta: “Fé e Razão”: A razão sempre está a serviço da fé.

“A gente do povo” sabe disto! Como é bom ser católico.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Joguinho da memória


Pessoal,olha só que legal este joguinho da memória com os símbolos da páscoa. Depois de tudo certo há uma explicação sobre cada símbolo. Vamos incentivar as nossas crianças. O endreço está abaixo:

http://blog.cancaonova.com/cantinho/files/2010/03/memoria1.swf

Mais idéias para a Páscoa...





Gente, hoje eu estava pensando numa idéia barata e gostosa para as crianças da catequese na Páscoa. Criança sempre gosta de um docinho e então me lembrei de uns pirulitos que eu fiz pro aniversário da Bia uma vez. É muito fácil de fazer. Usamos bolachas Maria ou Maizena(só muda o formato, o sabor é o mesmo) recheadas com doce de leite, brigadeiro, beijinho, de acordo com a preferência de cada um , colocamos um palito de sorvete no meio e banhamos em chocolate.Ainda com o chocolate derretido colocamos granulados ou confeitos coloridos. As crianças adoram. O mais difícil é lidar com o chocolate, mas vale a pena tentar.Tenho certeza de que vão gostar. Quem tiver habilidade pode também , escrever Feliz Páscoa com glacê real ou chocolate branco.Aí vai da criatividade de cada um . Uma amiga fez com biscoitos recheados, mas é mais difícil colocar o palito e também fica menor, mas é muito gostoso também.

sexta-feira, 19 de março de 2010

19 de março dia dedicado a São José


Hoje, comemoramos o grande Patrono da Igreja Universal, S. José.
Ninguém ignora que S. José é o Esposo de Nossa Senhora e o Pai adotivo de Jesus Cristo.

A Bíblia não fala muito dele. No entanto, o Amor cristão faz de cada palavra do Evangelho de S. Mateus um ensinamento novo para a vida.
Eis alguns fatos que sempre recordamos:

A ordem, dada a S. José, de receber Maria como Esposa.
É o fim do Antigo Testamento e o começo do Novo.

Ele é o Patriarca, o grande Pai.
A fuga para o Egito e o regresso lembram a História de todo o Povo de Israel - o Êxodo.

Portanto, S. José é o amigo do povo, dos pobres, dos pequeninos, dos perseguidos e dos sofredores.
Da Bíblia, ele recebeu o título maior que ela costuma dar a alguém: "O Justo".

S. José era um homem justíssimo.
Tanto a Idade Média, quanto os tempos modernos, lembraram (e veneraram) muito S. José, como modelo para os pais, para as famílias, e também para os operários.

A simplicidade e a fidelidade (para além de tantas outras virtudes) fizeram de S. José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem assim como para todos nós.

domingo, 14 de março de 2010

Escala das missas já revisada Março e Abril



Esta escala já foi revisada com os catequistas, as missas seguintes precisam da confirmação, por favor entrem em contato o mais breve possível comigo pois eu preciso passar a escala para o padre.
Coloquei também o mapa da Igreja com as turmas na hora da Missa,por favor, vamos procurar respeitar o máximo deste gráfico. Para os pais mais uma vez lembramos que os bancos são reservados às crianças pois a Missa é para todos , mas com prioridade para elas. A criança que ainda não está na Catequese poderá sentar junto com as outras crianças,nos lugares que estiverem vagos. A equipe da Catequese com crianças agradece desde já a compreensão e colaboração de todos.
Muita gente reclama que não dá pra ficar em pé ou que a missa das crianças não dá pra prestar atenção. Muitos pais deixam seus filhos lá na porta e vão embora , só volta no fim da missa para buscá-los,essas coisas....

Para estes, eu conto uma historinha :

Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou
que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. "Eu tenho ido à
Igreja por 30 anos", ele escreveu, "e durante este tempo eu ouvi uns
3.000 sermões. Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum deles
sequer... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Padres e
Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!"
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para
prazer do Editor Chefe do jornal. O jornal continuou com isso por
semanas, recebendo e publicando cartas sobre o assunto, até que alguém
escreveu este argumento:

"Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho.
Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje
fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para
alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.
Quando a gente está resumido a NADA... DEUS está POR CIMA DE TUDO!
Fé vê o invisível, acredita no inacreditável, e recebe o impossível!
Graças a Deus por nossa nutrição física e espiritual!"


Sujestão aos Catequistas: vamos imprimir esta historinha e entregar aos pais!!!

PRIMEIRA MISSA COM AS CRIANÇAS 13/03/2010






Retornamos ontem com a Missa Especial com as crianças em nossa Paróquia. A Igreja estava bem cheia.Neste primeiro dia não teve teatro com as crianças,mas a exibição de um desenho referente ao Evangelho do dia : " A parábola do filho pródigo". No final da missa, como de costume, houve o sorteio e o Parabéns aos Aniversariantes de Janeiro até o dia de ontem. O presbitério lotou !!!!

Molde do cofrinho de Ovelhinha



Muita gente gostou do cofrinho da ovelhinha , então eu fiz um molde pra facilitar, fiz a mão pois não sabia fazer no computador, epero que não reparem.Coloquei os números e a quantidade de vezes que precisamos cortar o E.V.A.
Como sugestão eu faria os pezinhos com missangões brancos ou então com mangueiras de chuveiro cortadas. No número 1 tem um retângulo no meio para ser cortado, juntamente com o plástico da garrafinha. Sugiro que façamos isso com uma tesoura de ponta nós mesmos para que as crianças não se machuquem. Qualquer dúvida,me liguem, que eu posso ajudar.Para facilitar, na hora de fazer, ir olhando o que já está na foto. Um abraço a todos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Escala das missas



Gente,desculpe o mal jeito, mas é que eu ainda não domino bem o computador, então as vezes, aliás, na maioria das vezes eu faço as coisas aqui sem saber, mas a minha intenção é ajudar, espero que compreendam. Desde já agradeço o carinho de todos. Coloquei a Escala das missas, se for preciso, podem entrar em contato uns com os outros afim de trocar esta escala, só não podem se esquecer de me avisar com antecedência, pra que eu possa avisar o Padre.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Nasceu a Beatriz!!!!!!



Olha só quem chegou há dois dias para ser a mais nova integrante da família: A BEATRIZ....filha do Diego e da Cristina e irmãzinha da Lívia. O Diego me mandou esta fotinha pra compartilhar conosco a alegria de ser pai mais uma vez,e também pra que a gente pudesse conhecê-la! Obrigada Diego e Cristina por quererem dividir com a gente a sua família. Que Deus abençõe muito vocês todos, dê muita saúde a esta linda menina que Ele confiou a vocês!!!! Um beijo grande e Parabéns!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aniversariantes de Março


Aos aniversariantes deste mês desejo muita saúde, paz, alegria, sucesso e muita disposição para o trabalho. Sem vocês não há catequese. Que Deus os abençõe sempre,vou contar uma historinha aqui que eu achei em homenagem a vocês que nos mostram Deus a cada instante. Um beijo.


Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente. Um dia, encheu sua mochila com pastéis e guaraná, e saiu para brincar no Parque.
Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido, aceitou, e sorriu ao menino.
Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali, sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde, sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no
velhinho. Aí o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe, surpresa ao ver a felicidade estampada em sua face, perguntou:
- O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?
Ele respondeu.
- Passei a tarde com Deus – e acrescentou – Sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi!
Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou:
- Por onde você esteve que está tão feliz?
E o velhinho respondeu:
- Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus.
Antes que seu filho pudesse dizer algo, falou:
- Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?

A face de Deus está em todas as pessoas e coisas, se são vistas por nós com os olhos do amor e do coração.

Primeiros Encontros




Hoje estou postando aqui os encontros que serão realizados com as crianças sobre a Campanha da Fraternidade e Páscoa, assim como nos pede o nosso projeto Alicerce.Estes encontros são para a Etapa 1 módulo 3. Os encontros retornaram esta semana. Um abraço a todos. Deus abençõe sempre !!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pérolas da Catequese em 2008....




Gente, só pra descontrair vou postar aqui umas fotinhas da Festa Julhina aqui da Paróquia.... A festa foi super divertida e não tínhamos homens pra dançar a quadrilha, então...improvisamos!!! Riam a vontade....

Campanha da Fraternidade




Fomos incentivados através do Subsídio da Campanha da Fraternidade deste ano,a confeccionar junto com as crianças um cofrinho para arrecadarmos moedas em prol da Campanha. Eu achei algumas idéias interessantes e resolvi colocar aqui.Podemos utilizar garrafas pet, caixas de remédios, de acordo com a criatividade de cada um , coloquei também uma sugestão de cofrinho de papel. Podemos imprimir numa folha de sulfite mesmo pedir para as crianças colorir e depois colar num papelão mais grosso para montar. Vamos incentivá-las através de nosso exemplo. Um beijo a todos.

terça-feira, 2 de março de 2010

Oração do Catequista


Senhor, tu me chamaste a ser catequista na tua Igreja neste imenso Brasil, na tua comunidade que também é minha.

Tu me confiaste a missão de anunciar tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar, pela minha própria vida, os valores do Evangelho.

Recuo diante de teu chamado. É pesada, Senhor, a minha própria vida, os valores do Evangelho.

Caminharemos juntos, Senhor, tu, apoiando-me, iluminando-me; eu, colocando-me a tua disposição, à disposição da Igreja, preparando-me e atualizando-me sempre mais para servir melhor ao teu povo.

Faze-me teu instrumento para que vinha o teu reino, Reino de amor a paz, de fraternidade e justiça, Reino, onde Deus será tudo em todos. Amém.