quinta-feira, 27 de maio de 2010

E ELA ESTÁ NO NOSSO LAR










NOSSA SENHORA JÁ ESTÁ EM NOSSA CASA , MINHA MÃE A RECEBEU HOJE PELA MANHÃ E EM SEGUIDA REZAMOS O SANTO TERÇO. NOVAMENTE AS 15 E 18 HORAS REZAMOS O SANTO TERÇO E PROSSEGUIMOS COM A COROAÇÃO E CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.
QUERO JÁ DEIXAR REGISTRADA A MINHA GRATIDÃO A DEUS PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS JÁ NO DIA DA CHEGADA DE SUA MÃE À NOSSA CASA E TAMBÉM ÀS PESSOAS QUE LÁ ESTIVERAM . REZO POR TODOS QUE NOS PEDIRAM ORAÇÕES NA CERTEZA DE QUE JÁ ALCANÇAMOS A BENÇÃO.QUE AMANHÃ, AO REZARMOS O SANTO ROSÁRIO POSSAMOS ,PELA INTERCESSÃO DE MARIA SANTÍSSIMA ALCANÇAR AINDA MAIS CORAÇÕES AFLITOS OU AGRADECIDOS. É UM MOMENTO DE GRANDE ALEGRIA PARA MINHA FAMÍLIA, QUE PARTILHO COM VOCÊS AQUI POIS ELA É NOSSA MÃE E CHAMA A TODOS. DEUS ABENÇOE.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dinâmica 10 mandamentos

Esta dinâmica pode ser feita no dia do último encontro para memorização dos mandamentos.Chama-se Amarelinha ( é como uma amrelinha comum )

Objetivo:
Assimilar os Dez Mandamentos da lei de Deus. Conscientizar o catequizando de que seguir os Dez Mandamentos o aproximará ainda mais de Deus.
Material
Giz de lousa para riscar a amarelinha no chão. Tampinha de garrafa ou um objeto com que se possa marcar a casa da amarelinha.

Como Brincar:
Chame sua turma para brincar. Com um giz, risque no chão os desenhos da amarelinha. tire a sorte para ver quem começa. De fora da amarelinha, jogue uma tampinha, que deverá cair na casa de número1. Antes de pular diga o Primeiro Mandamento e depois, com um pé, comece a pular, seguindo a ordem dos números. Não pise a casa onde está a tampinha. Só coloque os dois pés no chão quando houver uma casa ao lado da outra. Vá pulando até chegar ao numero 2, abaixe-se, mantendo-se num pé só, pegue a tampinha e pule por cima da casa de número 1. Faça o mesmo com as outras casas.

OBS: a brincadeira da amarelinha poderá ser usada para trabalhar os sacramentos também, nesse caso deve-se riscar o desenho com apenas sete casas.

Décimo Encontro e atividade complementar

Nono Encontro Etapa 1 módulo 3

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Domingo de Pentecostes


Domingo é dia de Pentecostes, por mais que não tenhamos um esncontro específico de pentecostes, podemos reservar uns minutos do nosso encontro desta semana para falar sobre o Espírito Santo. Encontrei uma dinâmica em forma de historinha que podemos fazer para as crianças. Um beijo grande a todos.

Para contar a história sugiro que você prepare a leitura que está em Jo 10 que trata sobre Jesus o nosso pastor. Você ainda precisará de uma imagem de Jesus o bom pastor, de um pastor qualquer, de ovelhas (uma para cada criança), de um lobo, se conseguir de uma ovelha ferida e de palavras que retratem a função do pastor. A medida que for falando você utilizará os recursos descritos.Prepare também um vidro, tubo ou copo, uma luva cirúrgica e sal de fruta para o momento do Espírito Santo. Prepare isso da seguinte maneira: coloque o sal de fruta em pó nos dedos da luva e prenda a luva com fita num recipiente com água. Atenção: o sal de fruta só pode entrar em contato com a água na hora da oração. A luva então fica caída e murcha na lateral do copo. Cole com fita nos dedos da luva carinhas de ovelhas.


Boa noite! Hoje eu vim contar uma história pra vocês sobre um pastor. Vocês sabem o que é um pastor? É isso mesmo, é a pessoa que cuida das ovelhas. (Pregar a figura do pastor na parede.) Mas o que ele faz? Conduz as ovelhas a procura do pasto mais verdinho, cura as feridas das ovelhas machucadas, tira a lã em épocas de muito calor, protege as ovelhas do sol forte e da chuva. (Á medida que for falando vá pregando outras figuras ou palavras que retratem o que você está dizendo.) De vez em quando surge o lobo para comer as ovelhas. E o pastor, o que ele faz? Sai correndo? Não! Ele enfrenta o lobo e manda ele embora. E sabe o que mais ele conhece cada ovelha pelo nome e as ovelhas o conhecem. Quem é o pastor que cuida de nós? É isso aí! Jesus é o pastor que cuida de nós. (Colar a imagem de Jesus bom pastor.) Ele nos guia, nos orienta, cuida quando estamos feridos e sabe o que mais? Ele ama muito suas ovelhinhas e conhece cada uma pelo seu nome. (Ir colando as ovelhinhas ao lado de Jesus. Cada uma deve ter um nome e esses serão os nomes das crianças do seu grupinho.) Ele nos conhece e nos convida a caminhar para um pasto bem tranquilo, de muita paz e amor. Ele fala vem (Gabriel), vem (Rafael), vem .......... Onde Jesus que nos levar? Vocês sabem? É pro nosso lugar. Pro céu!!!! Esse mesmo pastor se coloca como porta de acesso ao céu. Só que pra chegarmos até Jesus, até essa porta nós precisamos de ajuda. Nós precisamos do Espírito Santo. E como conseguir esse Espírito Santo? Pedindo pra Jesus. Olha só: nós somos como essas ovelhinhas (pegar o recipiente com a luva e o desenho das ovelhinhas pregado). Sem o Espírito Santo ficamos assim, caídos, tristes e sem forças pra seguir o nosso pastor. Mas quando pedimos vem Espírito Santo e se mova em mim, vem Espírito Santo e transforma o meu viver (Nessa hora, dê uma levantadinha na luva de modo que o sal de fruta caia no recipiente com água. O sal de fruta liberará gases que encherão as luvas e deixarão as ovelhinhas de pé.), vamos levantando e ficando fortes. Sem o Espírito Santo não conseguimos seguir o pastor ao céu; mas com o Espírito Santo temos forças de sermos melhores aqui; ou seja; conseguimos amar, perdoar e partilhar mais uns com os outros e assim conseguimos seguir Jesus – nosso pastor – rumo ao céu. Quem quer ser essa ovelhinha de Jesus cheia do Espírito Santo? Vamos pedir então? (Conduza um momento de efusão do Espírito Santo. Comece cantando uma música pedindo o Espírito Santo, bem lentamente e depois conduza a oração. Deixe o Espírito Santo agir!!!!!)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de maio Dia de Nossa Senhora de Fátima


Seu dia é comemorado em 13 de maio.

É padroeira de dois países da América do Sul a Guiana e o Suriname e é venerada em todo o mundo.

Em 13 de maio de 1917 apareceu, pela primeira vez, para três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisco na Cova da Iria, onde as crianças estavam pastoreando suas ovelhas, e lhes apareceu várias vezes e sempre disse que era necessário rezar muito e em uma de suas aparições falou que era a "Senhora do Rosário".

João Paulo II celebrou, no dia 16 de outubro 2002, o seu 24º ano de pontificado introduzindo pela primeira vez depois de nove séculos as mudanças no Rosário, afirmando deve permanecer no Pontificado até o fim. O Pontífice pediu aos católicos que meditem sobre os cinco novos mistérios do Rosário, profundamente ligados à vida pública de Jesus. Os mistérios da luz se referem: 1º Batismo do Senhor no Jordão 2º Bodas de Caná 3º A proclamação do Reino 4º A Transfiguração 5º Instituição da Eucaristia. O Papa decretou que o período entre outubro de 2002 e outubro de 2003 será o ano do Rosário. Da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae.



As quinzes promessas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.



1. A todos aqueles que recitarem o meu Rosário prometo a minha especialíssima proteção.

2. Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.

3. O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e derrubará as heresias.

4. O Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes misericórdias de Deus.

5. Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades.

6. Quem quer que recitar devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.

7. Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem sacramentos.

8. Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.

9. Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.

10. Os verdadeiros filhos do Meu Rosário, gozarão de uma grande alegria no Céu.

11. Aquilo que se pedir com o Rosário se obterá.

12. Aqueles que propagarem o Meu Rosário serão por mim socorridos em todas as suas necessidades.

13. Eu consegui do Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham, por irmãos em sua vida e na hora de sua morte, os Santos do Céu.

14. Aqueles que recitarem o Meu Rosário fielmente serão todos filhos meus amadíssimos, irmãos e irmãs de Jesus.

15. A devoção do Santo Rosário é um grande sinal de predestinação.



Oração para Nossa Senhora do Rosário de Fátima



Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (peça agora a graça pretendida).

"Ó Jesus, perdoai-nos; livrai-nos do fogo do inferno; levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem".

Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça. Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Oitavo encontro da Etapa 1 módulo 3

Dia das mães

Aniversariantes do mês


Oi gente, está com um pouco de atraso, mas aí está a relação com os nomes dos aniversariantes deste mês. Um abraço atodos, que Deus continue abençoando.