segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

De volta ao começo...


Vamos iniciar uma nova caminhada neste ano e precisamos da luz de Cristo para iluminar nossos passos,oposto aqui hoje a Oração do catequista.Entreguemos nossa missão a Deus e caminhemos com fé, perseverança e atitude.Um bom ano a todos!!!


ORAÇÃO DO CATEQUISTA

Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-me o entendimento de vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade. Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência. Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade. Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs.
Amém!


Segundo Madre Maria Helena Cavalcanti: “ser catequista é ser jardineiro de gente”.
Ser catequista é preparar vários terrenos, tirar as pedras, adubar, cercar, proteger... por vezes fazer de conta que não sente as furadas dos espinhos das roseiras, pois é uma pena necessária para contemplar a bela rosa que é a graça de Deus na vida humana.
Ser catequista vocacionado é se lançar na messe do Senhor sem esperar nada em troca, a não ser, o amor de Deus. É olhar para o catequisando que recebe o sacramento para o qual foi preparado e esquecer todas as agruras, todo o cansaço, toda ingratidão que por ventura tenham surgido ao longo do caminho, sentir brotar no coração uma alegria sem par e dizer: Quero começar tudo novamente!
Ser catequista não é um estado, é existir como tal, ultrapassando assim, as paredes das salas de reuniões, dos templos onde acontecem as celebrações eucarísticas e ser testemunho de vida no meio do povo. É dar a conhecer pela palavra e pelo testemunho, o Evangelho de Jesus Cristo.
O verdadeiro catequista não é catequista de movimento “x” ou “y”, é ser catequista de todos os movimentos pastorais e de todas as pessoas da sua comunidade e porque não dizer do mundo?! Das simpáticas, das antipáticas; das calmas, das temperamentais; das coerentes, das incoerentes dos corretos e PRINCIPALMENTE das pessoas ditas por algum motivo “erradas”.
O catequista não é santo de altar, mas precisa procurar a santidade, reconhecer seus limites seus erros e dar novos rumos a sua caminhada como filho de Deus.
O catequista é voluntário e não passa a ser catequista porque o padre disse que ele o é, mas porque se descobriu como tal após viver uma experiência na catequese, com o consentimento do padre, é claro. Uma vez convicto da sua vocação nunca mais deixa de possuí-la. Assim como a pessoa humana não se livra das suas digitais, pois elas são particulares e intransferíveis a vocação de catequista é digitalizada na alma humana e torna-se então referência, ponto de ligação entre o povo a santa mãe Igreja e o Pai do Céu. Passa a formar informar e ser perfume de Cristo entre os que se salvam e os que se perdem e para tanto é preciso conhecer profundamente não só na teoria, mas na prática, a Palavra e o amor incondicional de Deus para com os seus filhos.
O Padre precisa conhecer os seus paroquianos assim como o pastor conhece as ovelhas do seu aprisco para identificar dentre o seu povo verdadeiras vocações de catequista.
Louvamos ao Deus da vida por todos os catequistas do mundo e particularmente por todos os que construíram a história de fé do Seridó.
Rogamos a Ele que nos envie novas e verdadeiras vocações de catequistas dispostos a crescer e fazer crescer na fé, pessoas que busquem a justiça com retidão de caráter, ame a Igreja e saiba viver em comunidade perfumando a vida dos irmãos e irmãs. Parabéns a todos os catequistas!!! Que Deus nos favoreça com a graça santificante do amor. E não esqueçamos: “fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas!”

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Formação dos Catequistas

Nossa Paróquia convida os catequistas a participar da Formação que acontecerá na Igreja nos dias de 07 a 11 de fevereiro às 19:30 horas . Se você se sente chamado a ser também um evangelizador, seja de crianças, jovens ou adultos ,poderá fazer sua incrição na Paóquia e participar desta formação. O telefone para as inscrições é 39123238 ou 39123194. Sejam muito bem-vindos !!!Deus lhes pague .