terça-feira, 23 de março de 2010

Nossa Senhora do Rosário


POR QUE REZAR O TERÇO?


Todas as práticas e devoções católicas devem ter um fundamento. As coisas feitas sem fundamento são supersticiosas e irracionais. Cada cristão católico deve conhecer os fundamentos de sua Fé e as bases bíblicas da Tradição que fundamentam sua Fé e sua prática devocional. Não é necessário ser intelectual para fazer isso. Qualquer católico pode fazê-lo, usando a razão iluminada pelo Espírito Santo. Ofereço aqui aos leitores um testemunho simplesmente encantador. Madaleine Dellbrel designava este tipo de pessoas, em um de seus lindos livros com o sugestivo título de: “Nós Gente do Povo.”

Pois bem: “Uma gente do Povo” respondeu o seguinte para um evangélico as razões porque rezava o terço.

“Havia uma senhora muito simples que vendia verduras. Certo dia, ela bateu na porta da casa de um protestante. Ao sair ela deixou cair o seu terço de estimação no jardim. Passados alguns dias ela voltou para vender novamente suas verduras. Ela não havia percebido a perda do seu terço. Quando o senhor veio atendê-la, logo foi dizendo. A senhora voltou aqui, porque perdeu o seu Deus? Ela humildemente respondeu: - Eu, perder meu Deus? Nunca! - Ele então pegou o terço que havia achado em seu jardim e disse: - Não é este seu Deus? Ela disse: - Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço. Muito obrigada. Ele disse: - Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia? Ela disse: - Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus e guardo-a no coração. Ele disse: Meditar a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?

Respondeu a senhora pegando o terço:

“- Posso sim! quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado na Cruz para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas, as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai-nosso. O terço tem cinco mistérios que fazem lembrar as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério têm dez ave-marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tabuas de Moisés. O rosário de Nossa Senhora tem vinte mistérios que são: cinco Gozosos, cinco Luminosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manha, quando eu me levanto para iniciar minha luta rezo os Gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria de Nazaré. No meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios Luminosos que celebram o caminho evangelizador de Jesus. De tardezinha rezo os mistérios Dolorosos que me fazem lembrar a dura caminhada do Senhor carregando a cruz até o Calvário. Quando chega o fim do dia, celebro a vitória de Cristo rezando os mistérios Gloriosos da ressurreição do Senhor. E agora me diga, onde está a idolatria?” Depois que ouviu tudo isso, disse: “Eu não sabia disso. Ensina-me a rezar o terço”.

Viram? O Papa João Paulo ll escreveu a carta: “Fé e Razão”: A razão sempre está a serviço da fé.

“A gente do povo” sabe disto! Como é bom ser católico.

Um comentário:

33catolico disse...

Andreza e Cintia, Paz e Benção.

Sou Ricardo, agente da Pastoral do Batismo da Paróquia de São Gerardo. Nós do 33catolico estamos muito felizes por ver que a cada dia mais catequistas estão disponibilizando tempo para evangelizar através da internet.

O trabalho de vocês merece aplauso, pois nota-se que está sendo feito com o coração, continuem firmes, com a Benção de Deus e a proteção da Sagrada Família.

Não tomem como intromissão é só um detalhe que talvez não tenham percebido. A versão da Bíblia que estão usando é “evangélica”, nada contra nossos irmãos evangélicos, só que isso pode atrapalhar seus visitantes na hora de uma pesquisa.

Visitem o http://www.bibliacatolica.com.br/ como o nome já diz é uma versão on-line da Bíblia Católica.

Mais uma vez parabéns!

33catolico a serviço da Igreja
http://33catolico.blogspot.com