segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ser amigo de Jesus


Na Santa Missa da Vigília Pascal deste ano, nosso pároco Padre Eduardo, citando uma frase do Papa, nos convida a sermos "Amigos de Jesus" para alcançar a santidade.
Podemos nos perguntar.... Como tem sido a minha amizade com Jesus?
Será que eu tenho dedicado tempo para estar com Jesus,para ouví-lo?
Mas você pode se perguntar: Eu não escuto Jesus,não consigo ouví-lo, como eu faço?

Devemos acreditar no sol quando ele não ilumina, no amor quando o não sentimos e em Jesus mesmo quando Ele permanece em silêncio, calado. Muitas vezes, é desta forma que Ele atua nas nossas vidas.

A amizade não existe apenas quando encontramos as pessoas. Temos de viver um relacionamento com elas. Esse relacionamento é sempre cultivado e confirmado através da fraternidade e da sinceridade. Eu pergunto muitas vezes: quem não precisa dum amigo para partilhar as alegrias e as dores, ouvir conselhos e exortações nos momentos mais difíceis da nossa vida? Eu falo por mim. E digo-vos: tudo isto podemos viver com Jesus. Toda esta intimidade, mas para isso temos que confiar, temos que partilhar . Ser Amiga de Jesus é amar Jesus como Ele nos ama. Como sempre nos amou. Porque o Seu Amor nos ensina a amar.

Jesus é um verdadeiro amigo. Ele não nos deixa sofrer sozinhos. E nós temos exemplos como o do filho pródigo: ele tinha muitos amigos quando tinha dinheiro mas quando o dinheiro acabou foi abandonado. E na Paixão também muitos deixaram Jesus; como hoje, muitos deixam Jesus quando veêm a cruz; muitos, como eu, que quando via a cruz não entendia. E perguntava-me: tu que amiga és, quando vês a tua cruz e foges? Então digo-vos: não fujam da cruz. Foi através dela que eu entendi que havia uma cumplicidade entre mim e Jesus, porque na cruz está a cumplicidade.
Eu senti que não estava só; que Deus me tinha reconciliado comigo mesma e com Ele. Percebi isso pela cruz, por Ele ter dado a vida por mim, por nós. Então, a cruz não é algo pesado. É algo glorioso, que nos transcende, que nos eleva. Aquele mistério que está por detrás da cruz que não percebemos... Jesus quando se entregou por todos nós, o seu corpo foi glorificado e quando subiu aos céus, deu-nos o Seu Espírito Santo.

É o Espírito que nos envia, que renova cada um de nós. Ele quer-nos renovados para uma vida nova, renovados na alegria.... É como nós...Nós estamos felizes por estarmos aqui.

E estes dois exemplos que eu dei, do filho pródigo e da cruz mostram que Ele provou ser nosso amigo. Acho que é o momento de nós também darmos a vida por Jesus.

Jesus chama-nos de amigos. Porque será? Porque confia em nós. Porque quer viver esta relação. Porque quer aproximar-se da nossa vida. Porque quer viver esta relação de Verdade, de Amor e Amizade. Mas para isso Ele precisa de nós. E Ele chama-te amigo e mais uma vez está na hora de viver esta amizade com Ele. E para isso, nós temos que estar sempre disponíveis. Temos que ser sinceros! E volto a repetir: temos que ter este relacionamento com Ele. E como? É através de oração. É através deste meio que nós nos conseguimos aproximar dEle. Não há outro meio. E Ele quer. Ele exige isso de nós. Para nós o servirmos, para o imitarmos.

Que agora logo depois da ressurreição de Nosso Senhor possamos nos dedicar mais a este Deus Vivo que nos quer cada dia mais perto dEle , sendo Amigo de Jesus,vamos mais longe!!!!


Boa semana a todos!!!

Nenhum comentário: