sexta-feira, 4 de março de 2011

João Paulo II será beatificado em Maio


“Santo Súbito” foi assim que a multidão se despediu de João Paulo II em 2005 durante a Celebração das Exéquias. Os fiéis vêem em João Paulo II ainda em vida, “virtudes de santidade”, a ponto de pedir que o “Céu” o declare Santo imediatamente.

Seis anos foi o suficiente para surgir o primeiro milagre que vai dar a João Paulo II a graça de ser beatificado, primeiro passo para se tornar santo.

É claro que não é apenas o “milagre” que viabiliza sua beatificação e canonização, há todo um estudo minucioso que vai como que extraindo da vida de Karol Wojtyla, tesouros valiosos que por si só, vão garantindo seu testemunho e sua vida de santidade dedica a Santa Igreja.

Bento XVI beatificará João Paulo II no dia 1º de maio de 2011. A data foi oficializada na última sexta-feira, 14, com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.


O processo de beatificação deu-se inicio em 28/04/2005, onde Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camilo Ruini.

O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à “imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte”.

O Milagre reconhecido e comprovado foi à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand, do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação.

O Rito de Beatificação será presidido pelo próprio Santo Padre, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa – conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.

Datas tão significativas não? Maio é o mês Mariano cujo todo o pontificado de João Paulo II foi dedicado a ela, Santa Mãe de Deu,, como “Tottus Tu” Maria! (Todo teu Maria).

Dia Primeiro de Maio de 2011 é o segundo Domingo de Páscoa, festa da Ressurreição e é também o dia dedicado a Festa da Divina Misericórdia a pedido do próprio Jesus segundo Santa Faustina, mas que significa muito por ter sido também João Paulo II ter instituído a festa e também ter ele também elevado aos altares, Irmã Faustina.

Não é por acaso que o Papa Bento XVI junto ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, escolheram está data tão expressiva e que fala tanto do nosso saudoso João de Deus.

A beatificação não é o fim de um processo, mas uma conquista necessária para a canonização. No altar

Este ano de 2011 estarei me debruçando na produção de um DVD documentário que vai contar sobre a Devoção da Divina Misericórdia, difundida na Polônia, que tem como protagonista a Santa Faustina. De certo está beatificação de João Paulo II vem confirmar o desejo de Deus que todos sejam santos, e que o sejam através da Divina Misericórdia.

Está tudo tão claro, nem precisa raciocinar muito. Deus é mais uma vez espetacular em suas obras. Tudo tão ligado, tudo tão comprovado, tudo tão ao alcance de todos. O Mistério revelado.

Obrigado Senhor por conceder a Igreja tamanho testemunho

Que Maria seja a primeira a recebê-lo, e a nos conduzir pelo mesmo caminho.


Daqui a pouco vamos poder estar dizendo: João Paulo II rogai por nós!

Nenhum comentário: