quarta-feira, 19 de maio de 2010

Domingo de Pentecostes


Domingo é dia de Pentecostes, por mais que não tenhamos um esncontro específico de pentecostes, podemos reservar uns minutos do nosso encontro desta semana para falar sobre o Espírito Santo. Encontrei uma dinâmica em forma de historinha que podemos fazer para as crianças. Um beijo grande a todos.

Para contar a história sugiro que você prepare a leitura que está em Jo 10 que trata sobre Jesus o nosso pastor. Você ainda precisará de uma imagem de Jesus o bom pastor, de um pastor qualquer, de ovelhas (uma para cada criança), de um lobo, se conseguir de uma ovelha ferida e de palavras que retratem a função do pastor. A medida que for falando você utilizará os recursos descritos.Prepare também um vidro, tubo ou copo, uma luva cirúrgica e sal de fruta para o momento do Espírito Santo. Prepare isso da seguinte maneira: coloque o sal de fruta em pó nos dedos da luva e prenda a luva com fita num recipiente com água. Atenção: o sal de fruta só pode entrar em contato com a água na hora da oração. A luva então fica caída e murcha na lateral do copo. Cole com fita nos dedos da luva carinhas de ovelhas.


Boa noite! Hoje eu vim contar uma história pra vocês sobre um pastor. Vocês sabem o que é um pastor? É isso mesmo, é a pessoa que cuida das ovelhas. (Pregar a figura do pastor na parede.) Mas o que ele faz? Conduz as ovelhas a procura do pasto mais verdinho, cura as feridas das ovelhas machucadas, tira a lã em épocas de muito calor, protege as ovelhas do sol forte e da chuva. (Á medida que for falando vá pregando outras figuras ou palavras que retratem o que você está dizendo.) De vez em quando surge o lobo para comer as ovelhas. E o pastor, o que ele faz? Sai correndo? Não! Ele enfrenta o lobo e manda ele embora. E sabe o que mais ele conhece cada ovelha pelo nome e as ovelhas o conhecem. Quem é o pastor que cuida de nós? É isso aí! Jesus é o pastor que cuida de nós. (Colar a imagem de Jesus bom pastor.) Ele nos guia, nos orienta, cuida quando estamos feridos e sabe o que mais? Ele ama muito suas ovelhinhas e conhece cada uma pelo seu nome. (Ir colando as ovelhinhas ao lado de Jesus. Cada uma deve ter um nome e esses serão os nomes das crianças do seu grupinho.) Ele nos conhece e nos convida a caminhar para um pasto bem tranquilo, de muita paz e amor. Ele fala vem (Gabriel), vem (Rafael), vem .......... Onde Jesus que nos levar? Vocês sabem? É pro nosso lugar. Pro céu!!!! Esse mesmo pastor se coloca como porta de acesso ao céu. Só que pra chegarmos até Jesus, até essa porta nós precisamos de ajuda. Nós precisamos do Espírito Santo. E como conseguir esse Espírito Santo? Pedindo pra Jesus. Olha só: nós somos como essas ovelhinhas (pegar o recipiente com a luva e o desenho das ovelhinhas pregado). Sem o Espírito Santo ficamos assim, caídos, tristes e sem forças pra seguir o nosso pastor. Mas quando pedimos vem Espírito Santo e se mova em mim, vem Espírito Santo e transforma o meu viver (Nessa hora, dê uma levantadinha na luva de modo que o sal de fruta caia no recipiente com água. O sal de fruta liberará gases que encherão as luvas e deixarão as ovelhinhas de pé.), vamos levantando e ficando fortes. Sem o Espírito Santo não conseguimos seguir o pastor ao céu; mas com o Espírito Santo temos forças de sermos melhores aqui; ou seja; conseguimos amar, perdoar e partilhar mais uns com os outros e assim conseguimos seguir Jesus – nosso pastor – rumo ao céu. Quem quer ser essa ovelhinha de Jesus cheia do Espírito Santo? Vamos pedir então? (Conduza um momento de efusão do Espírito Santo. Comece cantando uma música pedindo o Espírito Santo, bem lentamente e depois conduza a oração. Deixe o Espírito Santo agir!!!!!)

Um comentário:

ede disse...

Força na caminhada! parabéns pela ideia de anunciar este trabalho e inspirar outras pessoas